Meu primeiro ano na área de Produto Digital

Vanessa Gonçalves
Mulheres de Produto
4 min readJul 10, 2021

--

Olá me chamo Vanessa, tenho 24 anos, trabalho com Produto a 1 ano e meio e nesse período tive bastante experiencia com startup de contextos diferentes. Antes de entrar para produto, devo dizer que a uns 5 anos atrás eu não fazia ideia do que era essa área, sempre pensava que era uma vertente de projeto ou até mesmo a mesma coisa, apenas com títulos diferentes.

Como estava fazendo ciência da computação, sempre achei que iria para área de desenvolvimento, mas descobri que ser desenvolvedora não era o que queria para mim naquele tempo. E na startup que estava trabalhando vi a área de produto digitais e comecei a pensar que sim, eu gostava daquilo. Entender usuários, conversar com eles, fazer teste de de usabilidade, começar um discovery do zero para resolver um problema dos stakeholders, pensar nas milhares de soluções, escrever PRDs para comunicar as decisões do produto e influenciar na priorização baseado em dados e na descoberta do produto.

No meu primeiro dia na área de produto, fiquei mais observando todos e me comunicando o essencial parar entender a dinâmica do time e da tribo. Sabendo que já estava na empresa a 2 anos e já conhecias os times, mesmo assim fiquei nervosa e tímida. Quando eu entrei para área eu tive uma idealização de como trabalhar na área. Porém, entrei no time extremamente técnico, mexendo apenas com arquitetura de todos os sistemas da empresa, todos os artigos que li não me ensinaram tudo que precisava.

Como ser nova em produto e supervisionar um time que é basicamente é o time core da empresa e só falam technês?

Ainda não tenho essa resposta, mas vai ai algumas dicas que tive que aprender:

  1. Paciência é uma dadiva

Pode parecer clichê o que vou dizer, mas paciência é a chave para o sucesso em qualquer âmbito da vida.
Quando estamos começando algo novo, temos a tendência de querer saber tudo, ter todas as respostas para todos as perguntas, mas não é isso que acontece, você tem que aceitar que não sabe, o poder da vulnerabilidade vai te ajudar. Como PM/PO, você acha que deve ter todas as respostas a pronta entrega, para seu time, stakeholders e/ou liderança. Você dever aprender com calma, paciência e pedir ajudar quando não sabe.

Ah, sem esquecer está tudo bem surtar as vezes, mas só as vezes, não pode virar rotina!

2. Esta tudo bem errar e pedir ajuda

Do mesmo jeito que falei ali em cima que você precisa ter paciência, você tem que entender que é normal pedir ajudar e que podemos errar, falo isso com experiência. Muitas vezes dei resposta turvas e tentava o máximo para achar a repostas e que se eu tivesse mandando uma DM para um dos engenheiros do meu time, não teria doido tanto e demorado. Então se você errar, não chore ou fique triste, bola para frente que atrás vem mais erros. O importante aqui é errar, aprender com o erro e não fazer mais erros iguais.

3. Existe um motivo para termos dois ouvidos e uma boca

Eu sei, eu sei e eu sei. A vezes queremos colocar o que sabemos ou o que não sabemos, apenas para fazer parte do time, mas ai minha cara amiga que esteja lendo isso aqui, existe um motivo de termos apenas uma boca. Muitas das reuniões que participei, eu sempre preferir observar do que falar. Porque ganhamos mais quando sabemos o que falar e quando falar. Não seja como o Michael Scott que sempre aparece, fala coisas sem noção e acha que é muito inteligente, esta certo em tudo e nunca erra, seja como o Leslie David, aparece poucas vezes mas sabe o que falar.

4. Preste atenção nos pequenos sinais

Como uma pessoa de produto, você deve perceber as pequenas coisas, como em reuniões com usuários, entender que aquela dor pode ser um sintoma e você só vai saber disso se perceber os pequenos detalhes. Outro o ponto e perceber a linguagem corporal de todos a sua volta e até mesmo a sua, de como você está se portando nas reuniões, daily, como os receptores estão reagindo a sua apresentação. Com o tempo isso vai ficando mais fácil e natural. Então além de aprender apenas observando os outros eu não falava besteira apenas para aparecer nas reuniões (o que acontece em muitas empresas e não é apenas na area de Produto).

Dica bônus: Não se apoie tanto no seus engenheiros. Eles podem saber tudo do produto na parte da engenharia e te ajudar numa duvida ali e acolá, mas você é o alicerce do time e tem que guia-los.

--

--